
Olá queridos,
Queremos aproveitar o gancho do Em Movimento hoje, que gravou o programa no Theatro Carlos Gomes com o Cesinha no comando....e contaremos um pouquinho da história do Teatro , já que nossa próxima apresentação será lá, depois de alguns meses em reforma e agora, ainda mais belo!
"O Theatro Carlos Gomes", o mais antigo do Espírito Santo, abriu suas cortinas pela primeira vez em 1927. Localizado no Centro de Vitória, sua inauguração vinha preencher a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, demolido após um incêndio.
Projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi instpirada nop Teatro Alla Scala, de Milão na Itália. Administrado inicialmente pelo próprio André Carloni, a primeira peça encenada doi "Verde e Amarelo", de José do Patrocínio e Ruy Pavão, com a companhia da Revista Tam-Tam.
Em 1929, foi arrendado por uma empresa particular, sendo utilizado apenas para exibição de filmes. As apresentações teatrais passaram a ser esporádicas e somente na década de 50, o Carlos Gomes voltaria a ser espaço de arte cênica. Entram em cena grandes companhias como as Procópio Ferreira, Eva Tudor, Vicente Celestino e Flodoaldo Viana.
Em 1969, a apresentação da peça "Liberdade, liberdade", com o ator Paulo Autran, marca o início do movimento pela restauração do Theatro Carlos Gomes. As obras resgataram sua arquitetura original. É dessa época a instalação do lustre no centro do teto e a pintura da cúpula , feita por Homero Massena, um dos pintores de maior renome no Estado.
Reinaugurando em 1970, o Theatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1983, mantendo-se ativo na apresentação de peças e espetáculos de música e dança.
Com suas fachadas novamente restauradas em 2004, reafirma sua importância como moumento histórico e cultural capixaba. Aos 80 anos, no mesmo palco onde brilharam grandes nomes como Bibi Ferreira, Paulo Autran e Fernanda Montenegro, o Theatro Carlos Gomes continua valorizando e enriquecendo o cenário cultural do Espírito Santo."
E é exatamente no palco do Theatro Carlos Gomes, que estaremos nos apresentando na próxima quarta-feira, 26/05, junto com Jair Oliveira, no Projeto AGORA ÀS SETE (antigo Seis e Meia)!
Realização: Caju Produções.
Valeu Tânia e Tarcísio Santorio!
NÃO PERCAM!
Grande abraço e tenham um ótimo fim de semana!
5 Nós